A população pobre da cidade de São Paulo espera ansiosamente pela sanção do Projeto de Lei 620/16, aprovado no último dia 22 de outubro, na Câmara Municipal de São Paulo. E esperam que o prefeito Bruno Covas sancione o projeto na sua íntegra.

O PL garante o valor de R$ 200 para todas as pessoas das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, além de pessoas com deficiência.

A vereadora Juliana Cardoso contou ao CCN Notícias que a luta pela renda emergencial ao povo necessitado foi, é e sempre será prioridade do PT. A vereadora conta que a luta pela aprovação do PL 620 foi árdua. “Os vereadores da base governista queriam restringir o benefício em apenas R$ 100 e, no máximo, para três pessoas por família, e pagos por somente três meses consecutivos. Nós batalhamos, fizemos uma campanha intensa, apresentamos emenda ao PL e, na segunda votação, conseguimos aprovar garantindo a ampliação do benefício”, explica a vereadora. Segundo Juliana Cardoso, 1,3 milhão de pessoas serão beneficiadas com a aprovação desse projeto.

De acordo com a vereadora, logo no início da pandemia em São Paulo, ela ocupou várias vezes a tribuna da Câmara para discutir o assunto, apresentando, inclusive, o PL 151/2020 que garantisse, além da renda emergencial, a distribuição de álcool em gel e cestas básicas para a população mais vulnerável, dentre outros benefícios. A campanha pela aprovação da renda básica intensificou-se com o desenvolvimento da pandemia da Covid-19 e o agravamento da situação econômica, proporcionado pelo absurdo corte de metade do Auxílio Emergencial por Jair Bolsonaro. “A bancada aliada da gestão Covas tratou de vetar as discussões, impedir o prosseguimento das votações e recusava-se a negociar quaisquer outras iniciativas, mas, diante da nossa pressão e das circunstâncias, a bancada governista foi obrigada a recuar”, comemorou a vereadora.