Com muita honra, nosso mandato protocolou, terça-feira (16), na Câmara Municipal, Projeto de Lei nº 92/2021 para denominar a Avenida Jacú Pêssego como Avenida Padre Ticão, falecido em 1º de janeiro deste ano.

A avenida, que corta importantes bairros da zona leste em direção à cidade de Mauá, foi escolhida para receber o nome de Padre Ticão devido às lutas que ele travou pela região e, principalmente, pela população empobrecida.

É uma forma singela que encontramos para homenagear àquele que Dom Angélico Sândalo Bernardino deu o apelido de “Trator de Deus”. Apelido apropriado pela sua coragem, determinação e fraternidade sempre presentes em sua liderança social e religiosa.

Antônio Luiz Marchioni era seu nome de batismo. No Seminário Salesiano, no Alto da Lapa, quando estudava Teologia na década de 60, ganhou de seus colegas, durante um jogo de futebol, o apelido de "Ticão".

Como pároco da Igreja São Francisco de Assis, de Ermelino Matarazzo, Padre Ticão estava à frente de bandeiras de lutas sociais. Coordenou junto com movimentos de saúde a luta pela construção do Hospital Municipal Ermelino Matarazzo.

Também participou ativamente da mobilização para instalação da USP Leste e, mais recentemente, da Unifesp Leste, em Itaquera. No bairro Cidade AE Carvalho, organizou a comunidade para que no lugar do "cadeião" fossem construídas uma ETEC e uma FATEC.

Mas sua trajetória começou na ditadura. Nos anos 70, apoiou as greves de bóias-frias e de professores na região de Araraquara. Depois, já na cidade de São Paulo, liderou a invasão, ao lado de membros das Comunidades Eclesiais de Base do prédio da Secretaria de Estado da Habitação, para pressionar o governo Montoro a construir conjuntos habitacionais. Foi um grande apoiador das ocupações na região, antes mesmo da fundação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Chegou a ser preso, ameaçado e ofendido de diversas maneiras. Mas nunca esmoreceu. Seu exercício do sacerdócio sempre caminhou lado-a-lado com as causas sociais.

Vereadora Juliana Cardoso (PT), vice-presidente da

Comissão de Saúde da Câmara Municipal