Um dos dados da pesquisa Genial/Quaest que reforçam a recuperação da popularidade de Lula é a comparação entre o governo do petista e o de Bolsonaro. Há um mês, 45% consideravam a gestão do capitão reformado melhor do que a de Lula, que registrava 43%. Agora, a percepção entre os eleitores se inverteu e Lula passou Bolsonaro nesse quesito. Hoje, 43% consideram o atual governo melhor do que o passado, que registrou 38%.
A melhora, em meio a um cenário ainda polarizado, está associada a vários fatores, como o preço dos alimentos e o poder de compra do brasileiro. Segundo o levantamento, caiu em 16 pontos (de 76% para 60%) o número de brasileiros que avalia que os preços estão subindo. Ao mesmo tempo, aumentou (de 8% para 18%) o percentual dos que acreditam que os alimentos estão mais baratos. Ou seja, nesse quesito, a avaliação positiva oscilou 26 pontos.
A melhora também foi impulsionada pelos últimos acontecimentos, como o tarifaço de Donald Trump sobre o Brasil. O eleitor avalia positivamente a postura do governo durante a crise e considera que Eduardo Bolsonaro defende os interesses da família ao atuar junto ao governo norte-americano. Além disso, Eduardo e o pai, Jair Bolsonaro, são os piores avaliados em relação às ações no tarifaço, enquanto Lula é o melhor avaliado.
Originalmente publicado no site Brasil 247