Pesquisa DataFolha divulgada, dia 29 de junho, aponta que 75% da população acredita que a democracia é o melhor regime político para se viver. O resultado é uma resposta a altura àqueles que saem às ruas para pedir a volta do regime militar e a ditadura como método político.

Os atos antidemocráticos realizados em Brasília, quando militantes armados jogaram fogos de artifícios contra o prédio do Supremo Tribunal Federal e contra o Congresso Nacional, além de inúmeras participações do próprio presidente Bolsonaro em atos que também pediam a intervenção militar, o fechamento do STF e do Congresso, acirraram em todo o país atos em defesa da democracia e de valores democráticos na sociedade.

Os ataques às instituições não encontram respaldo na sociedade brasileira. Nem às fake news com ataques a membros desses poderes da República. Nesses casos 81% dos entrevistados consideram uma ameaça à democracia espalhar fake news. Manifestações contra os Poderes Judiciários e Legislativo foram apontados como antidemocráticos por 68%.

Bolsonaristas radicais

O Datafolha também auferiu a quantidade de “fanáticos” bolsonaristas que acreditam em qualquer coisa que Bolsonaro diz. Felizmente, apenas 15% da população adulta se dizem seguidores, entusiastas, adoradores em qualquer situação, apesar das catástrofes econômica e sanitárias, do presidente.

Esses bolsonaristas radicais são barulhentos, destemidos e sempre se mostram. São opiniões, segundo analisou o Datafolha, são radicalmente contrárias às dos demais 85% da população. Dentre essa maioria, no entanto, também há bolsonaristas, mas com perfil mais ameno. Podem até se arrepender de ter apoiado ou votado em Bolsonaro.


 

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores