No dia 5 de setembro, tive a enorme satisfação de ver publicada a sanção do governador do Estado à Lei 17.740/2023, oriunda do projeto de lei 39/2021, de minha autoria, aprovado na Assembleia Legislativa, que torna Piracicaba Município de Interesse Turístico (MIT). Por Piracicaba, concedi a coautoria do projeto ao deputado Alex de Madureira.

A institucionalização de Piracicaba como MIT é uma vitória em primeiro lugar do povo piracicabano, que faz de nosso Município um lugar hospitaleiro e acolhedor para visitantes de todas as partes do estado, do Brasil e do mundo. Em segundo lugar, é o reconhecimento do trabalho árduo e competente de nossos agentes de turismo, do pessoal da hotelaria, da rede de serviços, bares e restaurantes, que se empenham diuturnamente para bem receber, acomodar e servir aos que nos visitam.

Piracicaba possui riquezas naturais e culturais que, agora, poderão ser ainda melhor divulgadas e promovidas. Como MIT, nossos eventos e atrações poderão figurar com mais destaque nos calendários oficiais do turismo no estado e no país. Nosso Rio Piracicaba, o Engenho Central, o Salão de Humor, o Mirante, a Rua do Porto e tantos outros lugares e acontecimentos poderão ser muito mais difundidos e trabalhados.

Com a nova lei, Piracicaba poderá receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos, assim como se qualificará para outras linhas de financiamento que nos permitirá, a médio e longo prazo, otimizar e requalificar o que já possuímos, bem como criar novas possibilidades para o nosso turismo. Para não falarmos das repercussões positivas para os demais 23 municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba.

Nos dias 1, 2 e 3 de setembro, tivemos a oportunidade de realizar em Piracicaba o XXVII Congresso Estadual da APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, da qual sou a segunda presidenta. Os mais de 1.600 delegados e delegadas que vieram de fora da nossa região, cuja maioria absoluta ainda não conhecia nossa cidade, ficaram muito bem impressionados e muitos prometem voltar a passeio. É uma mostra de todo o potencial turístico que será mais explorado doravante, revertendo em divulgação, emprego e renda para nossa gente. Para tanto, precisamos ter uma Administração Municipal que faça isso acontecer. Demos um passo importante, mas é preciso fazer a caminhada.

Estou feliz e pronta a continuar trabalhando, não apenas em relação a esse aspecto, como em todas as áreas onde nossa atuação possa fazer diferença. Uma delas é a educação. Por isso, estou me empenhando de corpo e alma na luta para que o Governo Federal venha a federalizar o desativado Campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, para que ali seja instalada uma universidade federal. Estive em Brasília diversas vezes para tratar desse assunto com o presidente Lula, com o ministro da Educação, ministro de Relações Institucionais, no ministério da Economia e outros órgãos que podem nos ajudar a conquistar essa universidade, fundamental para Piracicaba e região.

Também estamos coletando assinaturas em abaixo-assinado com essa finalidade. Se você, leitor, leitora, quer colaborar nessa causa, que acredito ser uma causa de todos os piracicabanos e piracicabanas, assine o abaixo assinado eletrônico, digitando o seguinte link no seu navegador: https://chng.it/vHcbzHWpd4.

Se preferir assinar o abaixo assinado físico ou colaborar para coletar mais assinaturas, entre em contato com meu escritório em Piracicaba, pelo telefone (19)3377.7793.