Nesta semana tivemos uma excelente notícia: o presidente Lula enviou ao Congresso Nacional um projeto de alteração na Lei Orçamentária Anual (LOA) para ampliar o número de professores e funcionários técnico-administrativos das universidades federais e institutos federais de educação.

Poderão ser contratados mais 5 mil profissionais, o que poderá permitir a expansão de vagas estudantis nessas instituições federais.

De acordo com informações do Ministério da Educação, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica conta com 41 instituições, sendo 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Colégio Pedro II. Esse conjunto totaliza 680 unidades espalhadas por todos os estados do Brasil, com atendimento de 1,5 milhão de estudantes. A Rede oferta cursos técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas, entre outras formações.

No estado de São Paulo, existe forte demanda por expansão dos Institutos Federais, tendo em vista ser o mais populoso estado do país e, também, pela sua importância econômica, um dos que mais necessitam de pessoal capacitado para promover as inovações tecnológicas de que a indústria, o setor de serviços e o próprio sistema educacional precisam para que o estado e o país possam se desenvolver de forma soberana e sustentável.

Nas redes sociais, o Ministro da Educação já anunciou que o Presidente Lula definiu que haverá expansão dos Institutos Federais, assim como haverá expansão das Universidades Federais.

Essas iniciativas vêm ao encontro do que expressaram diretores, professores, funcionários e estudantes dos institutos federais na audiência pública realizada pelo nosso mandato popular e pela Frente Parlamentar pela Criação de Institutos Federais e Universidades Públicas no estado de São Paulo, no dia 22 de junho, na Assembleia Legislativa

Participaram da audiência, entre outros convidados, o diretor da Secretaria de Ensino Técnico do MEC, Alexandre Vidor, os diretores do IFSP Luiz Fernando Camargo (São Miguel Paulista), Shiga Akio (Armênia), Denilson Camargo (Sorocaba), além de Luiz Claudio Lima (ex-diretor do IFSP), Davi Peres (ex-prefeito de Bebedouro), Maíra Martins (Sinasefe), Célio Molteni (IFSP – Barretos), Clayton Lima (IFSP e UEE), Luiza Martins (UPES).

Como tive a oportunidade de dizer na ocasião, o presidente Lula e o então Ministro da Educação, Fernando Haddad, ressignificaram a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil por meio dos Institutos Federais, com ampliação de verbas, contratação de pessoal, adoção de um modelo de educação integrando ensino médio e educação profissional e a articulação entre ensino, pesquisa, extensão, que forma o estudante trabalhador sem descuidar de sua formação cidadã.

Nosso mandato continuará atuante na luta pela melhoria das condições dos atuais campi dos Institutos Federais, bem como expansão da rede de unidades em todo o estado de São Paulo, inclusive na região de Piracicaba. Da mesma forma, é prioridade de minha atuação a criação de uma universidade federal em Piracicaba, que poderá ser viabilizada – por proposta do próprio Ministério da Educação, endossada pelos Ministérios da Fazenda e da Articulação Política do Governo Federal – como extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

Educação para todos e todas é uma luta na qual nos empenhamos com prazer e dedicação e continuaremos dialogando com professores, funcionários, estudantes, com a comunidade e com o Governo Federal para que nossos anseios se tornem realidade.