De forma surpreendente, desde janeiro, o Hospital Vila Nova Cachoeirinha, um dos hospitais referências no serviço de aborto legal da cidade, deixou de atender mulheres que têm garantido por lei o direito do acesso ao procedimento.

Instada a explicar essa decisão, a Prefeitura utilizou argumentos esdrúxulos de ilegalidades na condução do serviço.

Apesar da mobilização da sociedade e, mesmo com a justiça determinando a retomada do serviço, o Prefake Ricardo Nunes até o momento não voltou atrás em sua decisão.

A revista Carta Capital apurou que a médica, Marcia Tapigliani, candidata derrotada a uma vaga na Assembleia Legislativa do estado nas eleições de 2022, é filiada ao PL e teve como plataforma eleitoral o “direito à vida”. Bolsonarista declarada, ela deve assumir a direção do Hospital Cachoeirinha.

Isso por si só já seria um absurdo, mas alcança a crueldade quando olhamos para os dados de violência sexual.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou, recentemente, que 2023 bateu recorde histórico de estupros no Estado. Foram mais de 14 mil ocorrências, sendo 3037 casos na Capital. 

Mas, infelizmente, essas estatísticas e atitudes arbitrárias não são novidades na nossa cidade. Em 2019, um vereador da base do prefeito apresentou um projeto de lei, aliás inconstitucional, que na prática tinha por objetivo impedir as mulheres de acessar o aborto legal. Ressalto que o procedimento está garantido na Constituição. O PL era tão absurdo que até setores da direita se opuseram. Fizemos resistência e o projeto acabou enterrado.

Agora, mais uma vez, a sanha eleitoral da extrema direita entra em jogo e é sobre os nossos corpos que ela pretende se projetar. Está claro que a indicação da médica bolsonarista pelo Prefake Ricardo Nunes é para tentar agradar os bolsonaristas em ano de eleição.

Mas não! Não será passando por cima dos nossos direitos que essa turma irá se safar! Nossa luta por autonomia, pelo direito a viver uma vida sem violência não nasceu agora! E nós seguiremos sendo resistência!

Por isso, nossas palavras de ordem são pela imediata retomada do serviço de Aborto Legal no Cachoeirinha!

Autoria
Vanilda Anunciação é Secretária de Formação do Diretório Municipal do PT de São Paulo e colaboradora do CCN Notícias
Artigos publicados