Novamente, as redes sociais servem de escoadouro para criminosos se manifestarem. Circula por Whatsapp e Facebook que o filme dirigido por Wagner Moura, “Marighella”, devidamente boicotado pela Ancine aqui no Brasil, foi “liberado” pelo autor. Mentira. Isso é pirataria, por tanto, crime.

O filme estreou no dia 30 de abril em salas e no streaming nos Estados Unidos e vazou no Brasil. No último domingo, 9, criminosos publicaram links para baixar o filme. No entanto, o autor Wagner Moura, a produtora O2 e a distribuidora Paris Filmes reuniram-se, nesta segunda,10, para decidir o que fazer diante do vazamento. Após a reunião, uma nota foi divulgada.

A crítica norte-americana recebeu muito bem o filme. “É uma provocação. E também fascinante”, disse Devika Girish, no New York Times. No Rotten Toatoes, “Marighella” está com pontuação alta, 88% positiva.

O filme conta a história dos últimos cinco anos de vida do deputado Carlos Marighuella (vivido por Seu Jorge), passando pelo golpe militar de 1964, até o seu assassinato pelo Estado, em 1969.

O presidente Jair Bolsonaro ameaçou extinguir a Ancine se o filme fosse liberado. No entanto, o cronograma, segundo nota dos produtores, o lançamento do filme nos cinemas brasileiros segue a mesma; em novembro de 2021.